Tatuzão Sul
Capacidade de perfuração: 12 a 15 metros por dia*
*O desempenho da escavação depende das condições de solo e manutenção programada da máquina
Maria Leopoldina, a primeira tuneladora ou TBM (popularmente conhecida como tatuzão) começou em 16/12/2021 a escavação do túnel em direção à região central de São Paulo.
O equipamento realizou a perfuração do solo e percorreu cerca de 10km, contemplando 10 estações, entre Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos.
Pesando 2 mil toneladas, a TBM tem diâmetro de 10,61m e extensão de 109m. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.
Para a sua operação foram necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Além dos trabalhadores que atuaram na TBM, também houveram equipes responsáveis pelo monitoramento do terreno e dos parâmetros do equipamento que trabalha ininterruptamente.
Curiosidades
A TBM Sul bateu um recorde em outubro/2024 ao escavar 41,30 metros em 24 horas
Passe o mouse e veja a data da chegada da TBM em cada estação:
Pátio Morro Grande
Estação Brasilândia
Estação Maristela
Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado
Estação João Paulo I
Estação Freguesia do Ó
Estação Santa Marina
Estação Água Branca
Estação SESC-Pompeia
Estação Perdizes
Estação PUC-Cardoso de Almeida
Estação FAAP-Pacaembu
Estação Higienópolis-Mackenzie
Estação 14 Bis - Saracura
Estação Bela Vista
Estação São Joaquim